IMPACTOS DE ANÁLISE DE ACERTOS E ERROS EM CÁLCULO I
Resumo
Neste artigo trazemos impactos de análise de acertos e erros de estudantes repetentes da disciplina de Cálculo I ao calcular limites de funções reais de uma variável para os processos de ensino e aprendizagem (BORASI, 1996, 1987; CURY, 2008; PINTO, 1998; ROCHA, 2016). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em 2014, onde atuamos como professor pesquisador junto com o professor de Cálculo I. Coletamos dados por meio de observações de aulas; tarefas; questionários e entrevistas dos 38 estudantes da turma. Nessa turma de repetentes, diferente do que fazíamos antes, revisamos conceitos de matemática básica, em que os estudantes tinham dificuldades, em paralelo com tópicos de Cálculo I. Esse trabalho integrado nos auxiliou a compreender e analisar erros. Também utilizamos análise de erros como estratégia pedagógica para tornar erros observáveis para professor e estudantes. Observamos que essas estratégias pedagógicas diferenciadas do professor pesquisador favoreceram a aprendizagem de conceitos de Cálculo I e possibilitaram uma mudança de postura dos universitários e professores.
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