TECNOLOGIA E OS MODELOS MATEMÁTICOS: REFLEXÕES CRÍTICO-ONTOLÓGICAS

Autores

  • Everaldo Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Wagner Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Pensar as relações entre a educação matemática e outras áreas do conhecimento demanda encontrar relações entre o campo da matemática e outros campos do saber. Após uma exposição da importância histórica sobre modelos matemáticos, discutimos de que maneira a modelagem matemática, enquanto prática científica, situa-se na produção e construção de conhecimentos tecnocientíficos. Desenvolveu-se, primeiramente, uma epistemologia materialista dos modelos matemáticos (BADIOU, 1972) cunhando as características de transferidores, construtores e possuidores de verdade. Em seguida, buscando responder a pergunta ‘que verdade é essa?’, debatemos a importância dos modelos matemáticos, enquanto elementos científicos, para o estabelecimento de uma tecnologia. Desta relação mútua concluímos que uma Modelagem Matemática, enquanto concepção de educação, na perspectiva CTS, deve responder à articulação entre modelos matemáticos e condicionantes sociopolíticos, enquanto constituidores de um código técnico que regula o design tecnológico. Consequentemente, tal apreensão nos leva a discutir a necessidade de uma ressignificação da alfabetização matemática na perspectiva CTS.

Biografia do Autor

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Everaldo Silveira

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

08.09.2017

Como Citar

Silveira, E., & Wagner, G. (2017). TECNOLOGIA E OS MODELOS MATEMÁTICOS: REFLEXÕES CRÍTICO-ONTOLÓGICAS. VIDYA, 37(1), 91–108. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2001

Edição

Seção

Artigos