PLANEJAMENTO DE TAREFAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE PERGUNTAS

Autores

  • Alvino Alves Sant'Ana UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marilaine de Fraga Sant'Ana UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste trabalho investigamos a relação entre o planejamento de tarefas para um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática e a formulação de perguntas prévias por um grupo de professores de um curso de Mestrado em Ensino de Matemática. Tomamos por base o conceito de enquadramento da teoria de códigos de Basil Bernstein, que trata do controle das interações comunicativas, o qual é utilizado para a classificação das perguntas e tarefas. Evidenciamos, ao final, forte coerência entre as classificações de perguntas e tarefas, o que corrobora que a prática de elaboração de perguntas pode influenciar diretamente nos ambientes de Modelagem Matemática propostos pelos professores.

Downloads

Publicado

08.09.2017

Como Citar

Sant’Ana, A. A., & Sant’Ana, M. de F. (2017). PLANEJAMENTO DE TAREFAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE PERGUNTAS. VIDYA, 37(1), 75–89. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1995

Edição

Seção

Artigos