FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumen
Nos anos inicias do Ensino Fundamental tem sido dada pouca importância ao ensino de Geometria, o que se deve, em parte, à formação inicial precária dos professores desse segmento. Neste artigo relatamos a experiência da formação em Geometria de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no estado do Rio de Janeiro (PNAIC/RJ). Por meio da interdisciplinaridade, de jogos e da Resolução de Problemas, os professores vivenciaram estratégias para o ensino de Geometria nos anos iniciais, criando oportunidade de dar à Geometria destaque que merece. A teoria de van Hiele serve de referencial para a formação de professores em Geometria, pois estabelece níveis hierárquicos de desenvolvimento do pensamento geométrico e, portanto, pode guiar a sequência didática adotada. É nos anos iniciais que os alunos devem tomar contato com as formas geométricas e a nomenclatura adequada, promovendo o domínio do ambiente espacial em que vivem.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









