FALAR, GESTICULAR, DESENHAR E MANIPULAR... A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES EM CONCEITOS GEOMÉTRICOS
Resumen
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada numa sala de aula de 3º ano do ensino fundamental, cujo foco se centra na elaboração conceitual em geometria. Houve uma parceria entre duas professoras: a responsável pela sala de aula e a pesquisadora de mestrado. As aulas videogravadas e transcritas e o diário de campo da pesquisadora compuseram os dados. O recorte aqui apresentado, organizado em quatro episódios de sala de aula, tem como objetivo evidenciar o movimento dos processos de significações pelos alunos quando uma aula é planejada intencionalmente. Os alunos trabalham colaborativamente, interagindo entre eles e com as professoras, e as mediações pedagógicas contribuem para avanços na aprendizagem do grupo. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como aporte teórico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









