ENTENDIMENTOS DO CONCEITO DE VETOR POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Autores/as

  • Viviane Roncaglio UNIJUÍ
  • Catia Maria Nehring UNIJUÍ

Resumen

Este artigo apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado da primeira autora, com orientação da segunda, que teve por objetivo analisar registros produzidos por estudantes de Engenharia em atividades de tratamento e conversão, considerando conceitos trabalhados na disciplina de Geometria Analítica e Vetores (GAV) a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, na perspectiva da apreensão teórica do conceito de vetor e suas operações. A pesquisa foi realizada com uma turma de estudantes matriculados na disciplina de (GAV) sendo analisados exercícios, provas, registros em cadernos e atividades de monitoria. A partir das análises realizadas concluímos que os estudantes de Engenharia apresentam dificuldades em realizar conversões quando um dos registros envolvidos é o registro figural, ocorrendo também falta de entendimento em relação aos elementos de formação do vetor, falta de compreensão em relação ao sentido da operação e inexistência de atividades de aplicação de vetor como possibilidade de estabelecimento de sentido e significados.

Biografía del autor/a

Viviane Roncaglio, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências; Especialista em Mídias Digitais para o Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática.

Catia Maria Nehring, UNIJUÍ

Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências – UNIJUÍ – DCEEng. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Matemática – GEEM

Publicado

2015-12-04

Cómo citar

Roncaglio, V., & Nehring, C. M. (2015). ENTENDIMENTOS DO CONCEITO DE VETOR POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA. VIDYA, 35(2), 18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/562