A TEORIA MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO ELÉTRICA ESTUDADA POR MEIO DE UM ANÁLOGO MECÂNICO
Resumo
Neste trabalho é descrito o desenvolvimento e aplicação de uma atividade didática de ensino que utiliza analogia para auxiliar na aprendizagem dos conceitos envolvidos na teoria microscópica da condução elétrica. Este é um fenômeno no nível atômico e de difícil compreensão por métodos tradicionais. A fundamentação teórica está baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A utilização de analogias segue o modelo TWA - Teaching-With-Analogies (Ensinando com Analogias) desenvolvido por Glynn e modificado por Harrison e Treagust. Como situação análoga à teoria microscópica da condução elétrica, foi utilizado o análogo mecânico proposto por Bagnato e Rodrigues. A análise qualitativa dos resultados da aplicação permite inferir indícios de uma compreensão expressiva do conceito estudado, bem como indicativos de uma aprendizagem significativa.Downloads
Publicado
02.10.2015
Como Citar
Miranda, R. F., Ellwanger, A. L., & Orengo, G. (2015). A TEORIA MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO ELÉTRICA ESTUDADA POR MEIO DE UM ANÁLOGO MECÂNICO. VIDYA, 35(1), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/555
Edição
Seção
Artigos