ACCESIBILIDAD TECNOLÓGICA Y PEDAGÓGICA EN LA ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA DEL SUR DE BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Palabras clave:

Enseñanza remota de emergencia; Accesibilidad; Inclusión; Personas con discapacidad; Educación superior

Resumen

Este artículo analiza los desafíos que enfrentan los estudiantes con discapacidad durante la Educación Remota de Emergencia (ERE) en una universidad pública del sur de Brasil, durante la pandemia de COVID-19. La investigación, con enfoque cualitativo y exploratorio, utilizó un cuestionario estructurado aplicado a seis estudiantes. El análisis de datos reveló barreras tecnológicas, como acceso deficiente a internet, falta de estandarización en plataformas y ausencia de adaptaciones docentes, además de limitado apoyo institucional. También se identificaron impactos socioemocionales, como sobrecarga, aislamiento y desmotivación. Los resultados apuntan a la necesidad de políticas institucionales integradas que combinen accesibilidad tecnológica, prácticas pedagógicas inclusivas y apoyo emocional. Se concluye que el compromiso con la accesibilidad debe ser continuo, asegurando el acceso, la permanencia y el aprendizaje de todo el estudiantado, incluso en situaciones de emergencia, como la pandemia.

Biografía del autor/a

Samara de Oliveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Licenciatura em Química (2020) pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Gestão de Processos Industriais Químicos (2021) e mestre em Ensino (2023) pela Unipampa, com bolsa CAPES/FAPERGS. Atualmente, é professora substituta no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), lecionando nos cursos técnicos integrados de Informática e nos cursos superiores de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. Também atua no Centro de Ensino e Aprendizagem - CESAR e em cursos EAD do programa Tertúlias Inclusivas do Pampa. Tem experiência nas áreas de formação de professores, ensino de química, DUA e educação inclusiva. Membra dos grupos de pesquisa INCLUSIVE (desde 2021) e GIMEPID (desde 2022), onde desenvolve estudos sobre práticas pedagógicas inclusivas e inovação educacional. 

 

Fernanda de Lima Pinheiro, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Uruguaiana)

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana (2017). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA, campus Bagé (2023). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da UNIPAMPA, campus Uruguaiana (2023-atual). Professora substituta no Instituto Federal Farroupilha (2023-atual). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior - INCLUSIVE (2021-atual), do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI (2016-2018 / 2021-atual), do Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade - GIMEPID (2022-atual) e do Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa - G-Mega (2023-atual). Foi bolsista PIBID UNIPAMPA campus Uruguaiana pelo subprojeto Ciências na modalidade de Iniciação à Docência (2014-2018).

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Licenciada em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa, na UNIPAMPA. Vice-líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) e do Grupo Interinstitucional Minuano. Foi orientadora educacional, gestora, supervisora e professora efetiva nas redes municipal e estadual de ensino de Bagé/RS. Foi Pró-reitora de Graduação da Unipampa de 03/07/2023 até 31/12/2023. Atualmente é Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI) na UNIPAMPA. É mãe da Maria Eduarda Lima Martins. Tem experiência na área da educação, atuando e investigando temas vinculados a formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

Pereira, S. de O., Pinheiro, F. de L., & Martins, C. da S. L. (2025). ACCESIBILIDAD TECNOLÓGICA Y PEDAGÓGICA EN LA ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA: EXPERIENCIAS DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA DEL SUR DE BRASIL. VIDYA, 45(1), 375–391. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Número

Sección

Artigos