TECHNOLOGICAL AND PEDAGOGICAL ACCESSIBILITY IN EMERGENCY REMOTE TEACHING: EXPERIENCES OF STUDENTS WITH DISABILITIES AT A PUBLIC UNIVERSITY IN SOUTHERN BRAZIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Keywords:

Accessibility; Emergency remote teaching; Inclusion; Disability; Higher education

Abstract

This article analyzes the challenges faced by students with disabilities during Emergency Remote Education (ERE) at a public university in southern Brazil during the COVID-19 pandemic. The research, which used a qualitative and exploratory approach, used a structured questionnaire applied to six students. Data analysis revealed technological barriers, such as poor internet access, lack of standardization in platforms, and absence of didactic adaptations, in addition to limited institutional support. Socioemotional impacts, such as overload, isolation, and demotivation, were also identified. The results point to the need for integrated institutional policies that combine technological accessibility, inclusive pedagogical practices, and emotional support. It is concluded that the commitment to accessibility must be continuous, ensuring access, permanence, and learning for all students, including in emergency situations, such as the pandemic.

Author Biographies

Samara de Oliveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Licenciatura em Química (2020) pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Gestão de Processos Industriais Químicos (2021) e mestre em Ensino (2023) pela Unipampa, com bolsa CAPES/FAPERGS. Atualmente, é professora substituta no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), lecionando nos cursos técnicos integrados de Informática e nos cursos superiores de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. Também atua no Centro de Ensino e Aprendizagem - CESAR e em cursos EAD do programa Tertúlias Inclusivas do Pampa. Tem experiência nas áreas de formação de professores, ensino de química, DUA e educação inclusiva. Membra dos grupos de pesquisa INCLUSIVE (desde 2021) e GIMEPID (desde 2022), onde desenvolve estudos sobre práticas pedagógicas inclusivas e inovação educacional. 

 

Fernanda de Lima Pinheiro, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Uruguaiana)

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana (2017). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA, campus Bagé (2023). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da UNIPAMPA, campus Uruguaiana (2023-atual). Professora substituta no Instituto Federal Farroupilha (2023-atual). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior - INCLUSIVE (2021-atual), do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI (2016-2018 / 2021-atual), do Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade - GIMEPID (2022-atual) e do Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa - G-Mega (2023-atual). Foi bolsista PIBID UNIPAMPA campus Uruguaiana pelo subprojeto Ciências na modalidade de Iniciação à Docência (2014-2018).

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Licenciada em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa, na UNIPAMPA. Vice-líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) e do Grupo Interinstitucional Minuano. Foi orientadora educacional, gestora, supervisora e professora efetiva nas redes municipal e estadual de ensino de Bagé/RS. Foi Pró-reitora de Graduação da Unipampa de 03/07/2023 até 31/12/2023. Atualmente é Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI) na UNIPAMPA. É mãe da Maria Eduarda Lima Martins. Tem experiência na área da educação, atuando e investigando temas vinculados a formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas

Published

2025-12-11

How to Cite

Pereira, S. de O., Pinheiro, F. de L., & Martins, C. da S. L. (2025). TECHNOLOGICAL AND PEDAGOGICAL ACCESSIBILITY IN EMERGENCY REMOTE TEACHING: EXPERIENCES OF STUDENTS WITH DISABILITIES AT A PUBLIC UNIVERSITY IN SOUTHERN BRAZIL. VIDYA, 45(1), 375–391. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Issue

Section

Artigos