ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA HISTOGRAFIA ROMANA

Autores/as

  • Laurindo Dalpian

Resumen

A teoria historiográfica formulada por Cícero prevê, em sua metodologia, que os personagens eminentes sejam retratados de tal forma que venham a se constituir em exemplos para as gerações futuras. E dessa forma se estabelece uma função pragmática para a história: a pedagógica. A memória gloriosa dos antepassados é cultivada como um incentivo à virtude e à prática dos bons costumes. Ao mesmo tempo em que o autor de história e o personagem se garantem reciprocamente a perpetuação na lembrança dos pósteros, a história desempenha seu papel utilitário para a sociedade, difundindo os valores mais cultivados pelos romanos. É uma história explicada a partir da ação dos grandes homens.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Dalpian, L. (2015). ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA HISTOGRAFIA ROMANA. VIDYA, 19(34), 9. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/530

Número

Sección

Artigos