EL TRABAJO SEMIÓTICO Y LA MULTIMODALIDAD EN LA PRODUCCIÓN AUDIOVISUAL: CONSTRUYENDO SIGNIFICADOS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Palabras clave:

Trabajo semiótico; Multimodalidad; Formación de profesores; Educación en Ciencias

Resumen

Este estudio tiene como objetivo identificar los modos/recursos semióticos utilizados por un estudiante de licenciatura en una comunicación en video, analizando los significados expresados en su trabajo semiótico. La investigación se fundamenta en la teoría de la Semiótica Social y en el concepto de orquestación de modos (Kress, 2010), articulados con el método de la cartografía (Deleuze y Guattari, 1995; Kastrup, 2012), que orienta la producción y el análisis de los datos en movimientos de rastreo, toque, aterrizaje y reconocimiento atento. El campo investigativo corresponde a la asignatura interdisciplinaria Fenómenos de la Naturaleza IV, de un curso a distancia de Licenciatura en Ciencias, en el cual los estudiantes fueron desafiados a elaborar una clase en video explicando el fenómeno de la homeostasis para un grupo hipotético de Educación Básica. En este artículo, seleccionamos el caso de E1 para un análisis multimodal detallado. Los resultados indican que la articulación entre el habla, los gestos y los objetos clínicos reveló comprensiones relevantes sobre el fenómeno y las intencionalidades de comunicar conceptos científicos en un contexto formativo.

Biografía del autor/a

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Física- Licenciatura, é mestre e doutora em Educação em Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social e formação online de professores. Integra os grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) e Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO (INTERAÇÃO).

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica e Ensino Superior, atuando em atividades educativas presenciais e online. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro Pesquisador vinculado a Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação (SACCI). Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e vice-líder do Grupo de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática.Tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, Pesquisa-formação Online COM Professores, Análise Textual Discursiva (ATD), Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação, Investigação no contexto educativo.

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde abril de 2014. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Física pela FURG. No período de 07/2019 a 09/2020 foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG; no período de 09/2020 a 10/2021 foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física EaD. Coordenadora do projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". Atuou como Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD do período de novembro de 2021 a fevereiro de 2023. Foi Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação na Pró-Reitoria de Graduação da FURG no período de março de 2023 a janeiro de 2025. Atualmente é Coordenadora Adjunta do curso de Física Licenciatura. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade, formação de professores, espaços não-formais como as Feiras das Ciências e divulgação científica.

Publicado

2025-10-31

Cómo citar

Ruas, F. P., Heckler, V., & de Araújo, R. R. (2025). EL TRABAJO SEMIÓTICO Y LA MULTIMODALIDAD EN LA PRODUCCIÓN AUDIOVISUAL: CONSTRUYENDO SIGNIFICADOS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS. VIDYA, 45(1), 235–254. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Número

Sección

Artigos