SEMIOTIC WORK AND MULTIMODALITY IN AUDIOVISUAL PRODUCTION: CONSTRUCTING MEANINGS IN SCIENCE EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Keywords:

Semiotic work; Multimodality; Teacher Formation; Science educatio

Abstract

This study aims to identify the semiotic modes/resources used by a preservice teacher in a video communication, analyzing the meanings expressed in his semiotic work. The research is grounded in Social Semiotics theory and in the concept of orchestration of modes (Kress, 2010), articulated with the cartography method (Deleuze & Guattari, 1995; Kastrup, 2012), which guides the production and analysis of data through movements of tracing, touching, landing, and attentive recognition. The investigative field corresponds to the interdisciplinary course Natural Phenomena IV of a distance degree program in Science Education, in which students were challenged to design a video lesson explaining the phenomenon of homeostasis for a hypothetical Basic Education class. In this article, we selected the case of E1 for a detailed multimodal analysis. The results indicate that the articulation of speech, gestures, and clinical objects revealed relevant understandings about the phenomenon and the intentionalities involved in communicating scientific concepts within a formative context.

Author Biographies

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Física- Licenciatura, é mestre e doutora em Educação em Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social e formação online de professores. Integra os grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) e Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO (INTERAÇÃO).

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica e Ensino Superior, atuando em atividades educativas presenciais e online. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro Pesquisador vinculado a Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação (SACCI). Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e vice-líder do Grupo de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática.Tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, Pesquisa-formação Online COM Professores, Análise Textual Discursiva (ATD), Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação, Investigação no contexto educativo.

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde abril de 2014. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Física pela FURG. No período de 07/2019 a 09/2020 foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG; no período de 09/2020 a 10/2021 foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física EaD. Coordenadora do projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". Atuou como Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD do período de novembro de 2021 a fevereiro de 2023. Foi Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação na Pró-Reitoria de Graduação da FURG no período de março de 2023 a janeiro de 2025. Atualmente é Coordenadora Adjunta do curso de Física Licenciatura. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade, formação de professores, espaços não-formais como as Feiras das Ciências e divulgação científica.

Published

2025-10-31

How to Cite

Ruas, F. P., Heckler, V., & de Araújo, R. R. (2025). SEMIOTIC WORK AND MULTIMODALITY IN AUDIOVISUAL PRODUCTION: CONSTRUCTING MEANINGS IN SCIENCE EDUCATION. VIDYA, 45(1), 235–254. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Issue

Section

Artigos