A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Elisabeth Weber Medeiros

Resumen

O intercâmbio na área da História da Educação na América Latina é relativamente recente, tendo adquirido um caráter mais regular e sistemático a partir do final do século passado. Nossa trajetória educacional é marcada de forma irreversível por três séculos de colonização, quando foram moldadas nossas características sociais e culturais. Os momentos mais significativos dessa trajetória seguem diversos paradigmas que influenciaram os sistemas educacionais do continente, desde o modelo jesuítico até as grandes questões colocadas hoje pelo neoliberalismo. Propostas e modelos pedagógicos, na maioria das vezes adotados de forma autoritária, não levaram em conta a necessidade de atender as grandes carências da maioria da população.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Medeiros, E. W. (2015). A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS. VIDYA, 19(35), 18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/509

Número

Sección

Artigos