A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS
Abstract
O intercâmbio na área da História da Educação na América Latina é relativamente recente, tendo adquirido um caráter mais regular e sistemático a partir do final do século passado. Nossa trajetória educacional é marcada de forma irreversível por três séculos de colonização, quando foram moldadas nossas características sociais e culturais. Os momentos mais significativos dessa trajetória seguem diversos paradigmas que influenciaram os sistemas educacionais do continente, desde o modelo jesuítico até as grandes questões colocadas hoje pelo neoliberalismo. Propostas e modelos pedagógicos, na maioria das vezes adotados de forma autoritária, não levaram em conta a necessidade de atender as grandes carências da maioria da população.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









