A UNIDADE PEDAGÓGICA DA OBRA ROUSSEAUNIANA

Autores/as

  • Vilmar Alves Pereira

Resumen

Voltaire afirmava equivocadamente que L'Ernile constituía um capítulo à parte em relação ao conjunto da produção filosófico-literária de Jean-Jacques Rousseau. Mas o próprio Rousseau viveu a assinalar a unidade de seu pensamento. De fato, não podemos ler O Emílio, Os solitários, o Contrato Social, A Nova Heloísa, os Primeiros Discursos sem perceber a grande tese que perpassa a obra completa do pensador genebrino: o ser humano é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe. Entretanto, não se trata de educar o homem para viver isolado, pois Emílio se realiza efetivamente em sociedade. Que sociedade? Na república ideal rousseauniana, corpo moral coletivo e igualitário em que a vontade geral regula a verdadeira liberdade, cuja ocorrência, em última instância, não se verifica na esfera individual.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Pereira, V. A. (2015). A UNIDADE PEDAGÓGICA DA OBRA ROUSSEAUNIANA. VIDYA, 19(35), 12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/508

Número

Sección

Artigos