CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5070Palavras-chave:
geometria dinâmica; formação de professores; tecnologias digitaisResumo
Objetiva-se analisar o processo de elaboração de uma tarefa de Geometria Dinâmica, planejada de forma colaborativa por três professores de matemática, visando ao ensino de triângulos na educação básica. O estudo ocorreu durante uma Ação de Formação Continuada permanente, associada ao uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática, em uma escola estadual do ABC Paulista. Participaram três professores dos anos finais do Ensino Fundamental e os autores deste artigo. Elaborou-se a tarefa com base em um modelo teórico de Geometria Dinâmica, estruturado em torno de três elementos e sete marcadores - unidades de análise deste estudo -: quadro de referência, recontextualização reversa, contexto de referência, distribuição, estrutura, uso da linguagem, construção, relação pedagógica e engajamento. O modelo permitiu que os professores planejassem a tarefa em sua totalidade. Analiticamente, possibilitou avaliar o processo de elaboração da tarefa e o produto final, de forma sistematizada, contribuindo para a compreensão das escolhas feitas pelos elaboradores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









