A NARRATIVA MIDIÁTICA DISCIPLINANDO O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Ronaldo Queiroz de Morais

Resumen

Uma análise das comemorações dos 500 anos do Brasil deixou claro um embate de forças: de um lado, a narrativa midiática monopolizando as representações do tempo e dissimulando a memória coletiva e, de outro, os movimentos populares e as múltiplas culturas denunciando os simulacros culturais e "desencantando" a virtualidade num protesto legítimo e real. Nas escolas, a imagem-mercadoria instrumentalizou o tempo social, impondo um determinado ensino de história que sofreu interferências do aparato discursivo da mídia, fato que obscureceu uma visão mais crítica de nossa realidade histórica.

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Morais, R. Q. de. (2015). A NARRATIVA MIDIÁTICA DISCIPLINANDO O ENSINO DE HISTÓRIA. VIDYA, 19(35), 9. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/505

Número

Sección

Artigos