PRÁCTICAS DE AULA CON MODELACIÓN MATEMÁTICA CRÍTICA SIGNIFICATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4551

Resumen

Esta investigación aborda la estrategia de enseñanza denominada Modelización Matemática, junto con la teoría cognitiva del Aprendizaje Significativo y el Aprendizaje Significativo Crítico, esta última conocida por considerar los conocimientos previos de los estudiantes y sus visiones críticas en el diálogo en el aula. Por lo tanto, el objetivo fue comprender la Modelación Matemática como un método de Enseñanza y Aprendizaje Significativo y Crítico en el cotidiano de los estudiantes del Asentamiento Rio Preto/TO. Como diseño metodológico, se adoptó un enfoque cualitativo y de estudio de caso, utilizando mapa conceptual, observación participante y entrevista para la producción de evidencias, y se utilizó la Combinación de Patrones para los análisis. Como resultados apuntaron, se identifica la posibilidad de correlacionar la estrategia empleada en conjunto con la teoría, conduciendo al Aprendizaje Significativo y Crítico en el ámbito escolar.

Biografía del autor/a

Luis Carlos dos Santos Moura Junior, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim da Universidade Federal de Tocantins - UFT, atuando na linha de pesquisa intitulada Ensino de Ciências e Matemática, Cognição e Currículo, possui Especialização em Educação Matemática pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, também, é membro e partícipe do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática - GEPIMat / UFAM / CNPq. Possui como foco de pesquisa a Educação Matemática e Modelagem Matemática no Ensino da Matemática.

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professor do colegiado de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína. Graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela mesma Universidade (2017). Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) e do grupo de trabalho em Modelagem Matemática para a Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT10 - Modelagem Matemática e GT06 - Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Câmpus de Araguaína. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática no contexto da Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática para Educação Matemática, Educação pela Pesquisa, Educação Matemática na Cultura Digital, Objetos de Aprendizagem.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Moura Junior, L. C. dos S., & Alves, D. B. (2023). PRÁCTICAS DE AULA CON MODELACIÓN MATEMÁTICA CRÍTICA SIGNIFICATIVA. VIDYA, 43(2), 19–38. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4551