COMBINAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS HÍBRIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4519Keywords:
Metodologias ativas, Desenvolvimento da autonomia, Sequências didáticasAbstract
Para o desenvolvimento desta pesquisa foram criadas e aplicadas sequências didáticas em aulas de matemática de duas turmas do Ensino Básico, usando a metodologia ativa da sala de aula invertida, associada a rotação individual com características híbridas. Durante a aplicação, buscou-se identificar aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia dos educandos, através da personalização do ensino da matemática, visando a motivação e a potencialização da aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados se deu por diversos instrumentos como atividades realizadas pelos pesquisados, avaliações escritas, relatórios com depoimentos dos pesquisados e observações feitas por meio do diário de campo. O processo de análise dos dados se deu na forma textual discursiva, identificando-se contribuições das metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, indicando o desenvolvimento da proatividade, a colaboração e a flexibilidade do estudo dos objetos do conhecimento abordados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









