COMBINAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS HÍBRIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS EDUCANDOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4519Palabras clave:
Metodologias ativas, Desenvolvimento da autonomia, Sequências didáticasResumen
Para o desenvolvimento desta pesquisa foram criadas e aplicadas sequências didáticas em aulas de matemática de duas turmas do Ensino Básico, usando a metodologia ativa da sala de aula invertida, associada a rotação individual com características híbridas. Durante a aplicação, buscou-se identificar aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia dos educandos, através da personalização do ensino da matemática, visando a motivação e a potencialização da aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados se deu por diversos instrumentos como atividades realizadas pelos pesquisados, avaliações escritas, relatórios com depoimentos dos pesquisados e observações feitas por meio do diário de campo. O processo de análise dos dados se deu na forma textual discursiva, identificando-se contribuições das metodologias utilizadas no processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, indicando o desenvolvimento da proatividade, a colaboração e a flexibilidade do estudo dos objetos do conhecimento abordados.