FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4439Resumen
O artigo trata da formação e da docência de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Tem como questionamento: Como professoras de Anos Iniciais narram a formação e à docência com o ensino de Matemática? Objetiva analisar as narrativas de professoras de Anos Iniciais sobre a formação e à docência com o ensino de Matemática. A pesquisa tem cunho qualitativo, organizada a partir de entrevistas narrativas, com cinco professoras de Anos Iniciais, de uma escola do sul do Brasil. As análises em relação à formação mostram que as professoras valorizam as disciplinas metodológicas cursadas no Normal e em Pedagogia, que tratam do uso de materiais manipuláveis e jogos e em relação à docência, as professoras se preocupam com as aprendizagens discentes, com os conhecimentos prévios dos alunos, com as tentativas de integração entre as áreas de conhecimento e, principalmente enfatizam o ensino de Matemática a partir dos materiais manipuláveis.