AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM

Autores/as

  • Daniela Ines Baldan da Silva Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580 https://orcid.org/0000-0002-3930-4875
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580 https://orcid.org/0000-0001-9647-0274
  • Marcia Aguiar Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580 https://orcid.org/0000-0001-5824-0697

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4420

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar e explicar de que maneira oportunidades de aprendizagem profissional, idealizadas por uma formadora de professores em um processo formativo referente ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, foram percebidas como aprendizagens profissionais pelas participantes. O estudo enquadra-se em uma abordagem qualitativa, dentro de uma epistemologia construcionista, e na perspectiva teórica interpretativa, com dados recolhidos por meio de documentos e entrevista. Destacam-se dentre os resultados as seguintes oportunidades de aprendizagem profissional ofertadas pela formadora e identificadas pelas participantes: (i) mobilização de conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais e (ii) apropriação do conceito de equivalência do sinal de igual. Em contrapartida, em relação às aprendizagens profissionais relatadas, e que não haviam sido planejadas a priori pela formadora, perceberam-se: (iii) a garantia de espaços de comunicação matemática envolvendo os alunos e (iv) a incorporação de alguns elementos da Abordagem de Ensino Exploratório nas práticas letivas das professoras.

Biografía del autor/a

Daniela Ines Baldan da Silva, Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC, na linha de pesquisa de formação de professores. Possui especialização em Design Instrucional, Educação Sexual e Psicopedagogia, graduação em Pedagogia. Com experiência na atuação com os seguintes temas: gestão pública, formação de professores, adolescência, prevenção primária, sexualidade, prevenção de drogas, gravidez na adolescência e ensino álgebra nos anos iniciais. Atualmente é orientadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo. Foi Coordenadora Local de São Bernardo do Campo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2014 à 2016.

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nos períodos de 02/2013 a 01/2015 e de 01/2019 a 01/2021.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC - UFABC Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Av. dos Estados, 5001 - Santa Terezinha Santo André - SP -Brasil CEP 09210-580

ossui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou um estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2018-2019). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC, vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFABC (2021-2023) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores que ensinam matemática

Publicado

2023-04-25

Cómo citar

Silva, D. I. B. da, Ribeiro, A. J., & Aguiar, M. (2023). AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM. VIDYA, 43(1), 77–97. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4420

Número

Sección

Artigos