O FAZER MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUBJETIVO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4329Resumen
O trabalho de emancipação do indivíduo pressupõe desenvolvimento subjetivo. A escola precisa atuar, assim, com foco em aprendizagens em que o aluno seja protagonista desse processo. Destaca-se, assim, a relevância do presente trabalho, que traz discussões a partir de uma pesquisa de campo no ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo compreender os processos subjetivos de crianças consideradas em situação de dificuldade de aprendizagem da matemática escolar. A base epistemológica de investigação foi a Teoria da Subjetividade de González Rey e a Epistemologia Qualitativa a metodológica. A metodologia construtivo-interpretativa orientou o trabalho de campo. O sistema conversacional foi o principal procedimento metodológico, por meio de instrumentos que permitiram a expressão de pensamentos e sentimentos. O estudo permitiu a compreensão de configurações subjetivas no processo de aprendizagem de crianças em situação de dificuldade de aprendizagem matemática escolar, além de identificar recursos subjetivos importantes nesse processo.