O FAZER MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUBJETIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4329

Resumen

O trabalho de emancipação do indivíduo pressupõe desenvolvimento subjetivo. A escola precisa atuar, assim, com foco em aprendizagens em que o aluno seja protagonista desse processo. Destaca-se, assim, a relevância do presente trabalho, que traz discussões a partir de uma pesquisa de campo no ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo compreender os processos subjetivos de crianças consideradas em situação de dificuldade de aprendizagem da matemática escolar. A base epistemológica de investigação foi a Teoria da Subjetividade de González Rey e a Epistemologia Qualitativa a metodológica. A metodologia construtivo-interpretativa orientou o trabalho de campo. O sistema conversacional foi o principal procedimento metodológico, por meio de instrumentos que permitiram a expressão de pensamentos e sentimentos. O estudo permitiu a compreensão de configurações subjetivas no processo de aprendizagem de crianças em situação de dificuldade de aprendizagem matemática escolar, além de identificar recursos subjetivos importantes nesse processo.

Biografía del autor/a

Amanda Marina Andrade Medeiros, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Foi pedagoga do Ministério das Cidades, atuando com Educação de Trânsito e Cidadania, e professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - DF e Professora Adjunta da Universidade de Brasília. É coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Ciências Naturais da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, afetividade, ensino-aprendizagem e psicologia da educação. Coordenadora da Linha Ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental do Grupo de Investigação de Ensino em Matemática - GIEM. Membro do Grupo de Estudos e Trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia".

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Medeiros, A. M. A. (2023). O FAZER MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO SUBJETIVO. VIDYA, 43(1), 183–202. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4329

Número

Sección

Artigos