O CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4249

Resumen

Tendo como fonte de pesquisa os elementos centrais de um projeto de extensão/pesquisa e uma dissertação de mestrado, este artigo reúne os princípios teóricos, metodológicos e organizacionais dos chamados Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal. Esses circuitos se constituem como ações educativas com o intuito de promover o pensar e o fazer Matemática de maneira investigativa e criativa junto a estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, estimular a produção e a avaliação de vivências, de modo colaborativo, por todos os envolvidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que apresenta uma análise narrativa buscando compreender os circuitos enquanto instância formativa, especialmente, como alguns participantes percebem a colaboração ao longo desse processo. Para tanto, é apresentado o desenvolvimento histórico dos Circuitos de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, destacando seu caráter colaborativo e formativo e seus resultados em termos de produtos educacionais, além de outras consequências práticas. Os resultados apontam que o engajamento colaborativo de profissionais de educação tem objetivos comuns, como a busca por melhores resultados de aprendizagem de seus estudantes, a atualização e o compartilhamento de suas práticas de sala de aula, a apresentação de metodologias diferenciadas, entre outros, bem como uma experiência desafiadora por sua complexidade.

Biografía del autor/a

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - Linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática/ECMA (2019), Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pelo Departamento de Matemática/UnB (2018). Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atua como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Membra dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (GECIMAS/UFABC), Formação Matemática para o Ensino (FORMATE/UFABC) e Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Regina da Silva Pina Neves, Departamento de Matemática da Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT); 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Grupo de Pesquisa Formação Matemática para o Ensino (ForMatE/UFABC) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

Raquel Carneiro Dörr, Departamento de Matemática da Universidade de Brasília

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Matemática e Doutora em Educação, ambos pela Universidade de Brasília. Atua como professora do ensino superior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: aprendizagem do Cálculo, formação de professores que ensinam Matemática e metodologias de ensino. Na Matemática Aplicada tem interesse em Otimização. É membro integrante do GIEM, Grupo de Investigação de Educação Matemática da Universidade de Brasília e do FORMATE, Formação Matemática para o Ensino da Universidade Federal do ABC. 

Publicado

2022-12-09

Cómo citar

Silva, J. M. P. da, Pina Neves, R. da S., & Dörr, R. C. (2022). O CIRCUITO DE VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA SOCIAL COLABORATIVA. VIDYA, 42(2), 233–251. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4249

Número

Sección

Artigos