RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE GEOMETRIA PLANA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4235Resumen
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, que tem como objetivo evidenciar características do raciocínio matemático de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental sobre propriedades de figuras geométricas planas, em um ambiente de aprendizagem colaborativo com uso tarefas exploratórias e desafiadoras. Para isso, apresentamos um estudo teórico sobre o raciocínio matemático e seus processos, sobre tarefas exploratórias e seu potencial para o raciocínio matemático e sobre o ensino de geometria plana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos foram duas duplas de alunas do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo e pela coleta dos registros escritos feitos pelas alunas durante a resolução das tarefas. Os dados foram analisados a partir da transcrição das discussões, entre as duas duplas e analisados à luz da fundamentação teórica.