PESQUISA EM AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4222Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento geográfico e temporal da pesquisa em Avaliação em Educação Matemática em eventos organizados pela SBEM e em dissertações e teses produzidas em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ensino de Matemática ou congêneres. Para tanto, buscamos nos anais do ENEM, do SIPEM e do FNLM, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e fizemos um levantamento da quantidade de pesquisadores. Identificamos os estados e a unidade federativa com maior quantidade de pesquisadores. Então, buscamos os pesquisadores que mais apareceram em cada estado e recorremos aos seus currículos e ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq para investigar os temas de estudo e seus projetos. Concluímos que a pesquisa em Avaliação em Educação Matemática tem crescido e potencialmente continuará no Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.