INTERPRETANDO E AVALIANDO ARGUMENTAÇÕES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS INGRESSANTES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4208Resumen
Este artigo apresenta a primeira parte de uma pesquisa ampla, cuja segunda etapa está em andamento. O objetivo é analisar nove argumentos sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo à luz do referencial teórico e investigar como licenciandos ingressantes em Matemática interpretam e avaliam tais argumentações, sob três pontos de vista distintos. Inicialmente, os participantes deveriam se colocar no lugar de um professor para avaliar cada um dos nove argumentos apresentados; em seguida, responder se eles utilizariam alguns em suas aulas. Por fim, eles deveriam responder se adotariam algum dos argumentos ao realizar um teste no Ensino Superior. Os resultados evidenciaram uma preferência pelos argumentos formais, e indicaram que a simples aparência de uma resposta associada à linguagem algébrica, às vezes, é suficiente para convencê-los, ainda que logicamente contraditória. A segunda etapa da pesquisa, pretende investigar o posicionamento dos mesmos sujeitos, agora licenciandos concluintes.
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