HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAGEM E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4100Resumen
O objetivo do artigo é avaliar o potencial de Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por alunos do Ensino Médio para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica. Adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, foram descritas e analisadas 3 HQs de alunos do 2º ano. Acerca das características das HQs, a análise evidenciou criatividade por parte dos alunos, relacionando esses conceitos com situações do seu cotidiano e fazendo uso de recursos variados. A produção da HQ estimulou alguns alunos a incorporar definições e conceitos da Termoquímica em suas histórias. O recurso visual, com falas de personagens, foi utilizado para realizar explicações, mesclando termos técnicos com linguagem coloquial. Sobre possibilidades de problematizar conceitos a partir das HQs produzidas pelos próprios alunos, apareceram implícita e explicitamente, conceitos como: processos endotérmicos e exotérmicos, agitação das moléculas, reorganização molecular, processos de mudança de estado físico, temperatura e calor.
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