ANÁLISE DE ERROS E PROPORCIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Neste trabalho, estão organizados resultados parciais do projeto de pesquisa Análise de Erros em Disciplinas Matemáticas de Cursos Superiores, do qual participaram oito Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, indicam-se algumas teorizações sobre análise de erros e, em seguida, um breve relato da análise de uma das questões do teste, aplicado a calouros da área de Ciências Exatas, versando sobre proporcionalidade. Discute-se a importância do conceito de proporcionalidade no ensino de Matemática e apresenta-se a experiência desenvolvida na UNIFRA, com alunos de graduação em Matemática e pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O estudo aponta diferenças significativas de conceituação e de escrita entre os dois grupos, bem como nas justificativas apresentadas e procedimentos de resolução das atividades. Essas análises servirão de subsídios para propor alternativas para o ensino desse conteúdo em disciplinas de graduação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









