A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3824Resumen
A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências são temáticas que necessitam de constantes debates. Nesse sentido, o presente artigo investigou os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001-2019, que abordam a Educação Ambiental nos anos iniciais, visando analisar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Igualmente, ao final, é explicitada a relevância da articulação entre a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências para uma formação cidadã. A metodologia baseou-se em um estado da arte, mapeando 3.790 trabalhos. Destes, 13 foram analisados, pois abordavam no título e/ou palavras-chave o termo “anos iniciais”. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com a criação de descritores e categorias. Observou-se que o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental contribuem com o processo formativo dos sujeitos, direcionando-os para as (con)vivências sociais.
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