A RELAÇÃO ENTRE TEORIA/PRÁTICA COMO ELEMENTO REFLEXIVO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumen
O presente artigo é resultado de parte de reflexões realizadas pelas autoras, enquanto professoras do curso de Pedagogia e responsáveis pela dinamização das atividades de prática de ensino em dois semestres do mesmo. A escrita deste artigo deve-se a constatação de que o registro das reflexões podem contribuir com a melhoria da formação docente considerando que aqui se apresenta um determinado entendimento de prática pedagógica que visa uma dimensão mais ampla de suas contribuições ao campo da ação social e não só da prática educativa. Por meio de um diálogo hermenêutico, realizou-se também a discussão referente a indissociabilidade entre teoria e prática mostrando algumas concepções ainda existentes nos ambientes formativos. Contudo, apontou-se a relação entre formação, reflexão teoria e prática como uma dimensão mais ampla de docência e suas relações com a vida, com o desenvolvimento humano e com um projeto de formação de sociedade onde a educação, a prática pedagógica estão comprometidas com a humanização.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









