JUROS SIMPLES E COMPOSTOS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS À LUZ DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE CALC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3663

Resumen

O presente artigo trata do desenvolvimento e resultados de uma experiência didática voltada para o ensino de Juros Simples e Compostos, utilizando-se da Tendência Metodológica de ensino da Matemática: Mídias tecnológicas, agregando o software Calc como recurso auxiliador ao processo de ensino, por meio de uma Sequência Didática, com questões contextualizadas, voltadas para discentes do Ensino Médio. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva de modo a unitarizar os dados do corpus e agrupá-los em categorias, entre elas e abordada nesse artigo, a utilização do recurso tecnológico Calc, que foi organizado com os excertos dos participantes e exploradas as sínteses e respectivas análises interpretativas. Os resultados revelaram uma análise favorável, sendo a Sequência Didática uma proposta articulada ao uso do Calc que se adequa ao ensino de Juros Simples e Compostos, permitindo apontamentos sobre a transformação da prática de ensino, bem como a mudança de postura pedagógica proporcionada pela inovação tecnológica digital.

Biografía del autor/a

Claudia Francisco Pelati Teixeira, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino / Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio.

Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE

Publicado

2021-03-30

Cómo citar

Teixeira, C. F. P., & Coelho Neto, J. (2021). JUROS SIMPLES E COMPOSTOS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS À LUZ DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE CALC. VIDYA, 41(1), 15–33. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3663