JUROS SIMPLES E COMPOSTOS: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS À LUZ DA TECNOLOGIA DO SOFTWARE CALC
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3663Abstract
O presente artigo trata do desenvolvimento e resultados de uma experiência didática voltada para o ensino de Juros Simples e Compostos, utilizando-se da Tendência Metodológica de ensino da Matemática: Mídias tecnológicas, agregando o software Calc como recurso auxiliador ao processo de ensino, por meio de uma Sequência Didática, com questões contextualizadas, voltadas para discentes do Ensino Médio. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva de modo a unitarizar os dados do corpus e agrupá-los em categorias, entre elas e abordada nesse artigo, a utilização do recurso tecnológico Calc, que foi organizado com os excertos dos participantes e exploradas as sínteses e respectivas análises interpretativas. Os resultados revelaram uma análise favorável, sendo a Sequência Didática uma proposta articulada ao uso do Calc que se adequa ao ensino de Juros Simples e Compostos, permitindo apontamentos sobre a transformação da prática de ensino, bem como a mudança de postura pedagógica proporcionada pela inovação tecnológica digital.