EDUCAR PARA O TRABALHO: O ENSINO PROFISSIONALIZANTE ENTRE OS FERROVIÁRIOS (1920-1940)
Resumen
Neste artigo, tem-se por objetivo analisar o ensino profissionalizante organizado para os ferroviários do estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1920 e 1940. O método empregado na análise foi o comparativo, tomando por fonte obras historiográficas e da Filosofia da Educação, assim como documentos da Cooperativa de Ferroviários do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam para uma aproximação entre os projetos pedagógicos das escolas paulistas e sul-rio-grandenses quanto às necessidades de modernizar o ensino em bases científicas; disciplinar corpos e mentes para o trabalho e para a plena inserção na sociedade capitalista industrial; e assistir à família dos ferroviários com oportunidades de educação formal. Entretanto, a escola localizada em Santa Maria distingue das paulistas por ter um ensino nitidamente confessional, assistencial, moralizante e endógeno em relação aos ferroviários.Descargas
Publicado
2007-04-17
Cómo citar
Rangel, C. R. da R. (2007). EDUCAR PARA O TRABALHO: O ENSINO PROFISSIONALIZANTE ENTRE OS FERROVIÁRIOS (1920-1940). VIDYA, 27(1), 18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/348
Número
Sección
Artigos