REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÕES: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Nilton Cesar Garcia Salgueiro
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.

Resumen

Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção escrita de estudantes do Ensino Médio em tarefas envolvendo diferentes registros de representações semióticas de funções. Investiga-se de que maneira esses estudantes lidam com o conceito de função ao se depararem com tarefas contemplando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático. Conclui-se que as tarefas possibilitaram aos estudantes a realização de conversões entre alguns registros de representação semiótica: registros na relação entre dois conjuntos, registro gráfico e registro algébrico do objeto função; contudo, a conversão do registro gráfico para qualquer outro registro apresentou dificuldades para os estudantes.

Biografía del autor/a

Nilton Cesar Garcia Salgueiro

Mestre em Educação Matemática pelo PECEM UEL. Professor da Educação Básica.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Departamento de Matemática - Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática - CCE - UEL

área de Educação Matemática

Publicado

2014-12-11

Cómo citar

Salgueiro, N. C. G., & Savioli, A. M. P. das D. (2014). REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE FUNÇÕES: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. VIDYA, 34(2), 14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/34

Número

Sección

Artigos