RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3390

Resumen

Com o objetivo investigar como alunos da Educação Infantil mobilizam o raciocínio proporcional em uma atividade de modelagem matemática, analisamos uma atividade de modelagem matemática desenvolvida com 17 alunos de uma turma de maternal III, de 3 e 4 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, público, localizado no Centro Ocidental Paranaense. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, vídeo, registros fotográficos, anotações em diário de campo dos pesquisadores e produções escritas dos alunos. Os dados foram submetidos à uma análise qualitativa a partir da qual sinalizamos os indícios de mobilização do raciocínio proporcional, com base nos sete aspectos caracterizados por Lamon (2012). Os encaminhamentos dos alunos para a atividade de modelagem matemática indicam que ao interpretar a situação-problema, eles identificaram grandezas, observaram seus comportamentos e inferiram relações entre elas, mobilizando os aspectos: quantidades e covariação, raciocínio relativo, partilha e comparação, unitização e medição.

Biografía del autor/a

Letícia Coutinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio e Londrina

Estudante de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio e Londrina

Área de Atuação: Modelagem Matemática na Educação Infantil

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Área de Atuação: Modelagem Matemática na Educação Matemática

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Coutinho, L., & Tortola, E. (2020). RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. VIDYA, 40(2), 65–85. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3390