EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3375

Resumen

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação continuada com professores que ensinam matemática na Educação Infantil, cujo campo empírico se refere a um curso de extensão, ofertado em 2018, pelo Instituto Federal do Espírito Santo -Vitória. Participaram do curso 26 docentes interessados em aprofundar conhecimentos sobre grandezas e medidas e número natural. Neste artigo, buscamos evidenciar relações entre ações de estudos coletivos propostos na formação e o processo de mudança de qualidade na organização do trabalho pedagógico dos participantes. Para isso, toma-se como fundamento teórico metodológico os pressupostos da abordagem Histórico-Cultural, especialmente contribuições da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. O conjunto dos dados, registrados por meio de videogravação, fotografias, textos escritos e outros recursos, e estruturados na forma de episódios e cenas. As análises indicam que os estudos coletivos influenciaram a reorientação dos planejamentos pedagógicos, revelando outra qualidade para as ações didáticas.

Biografía del autor/a

Fabiany Cezário Dias Torezani, Instituto Federal do Espírito Santo Prefeitura Municipal de Vila Velha

Professora de Educação Infantil efetiva da rede municipal de Vila VelhaPMVV\ES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Vila Velha (FACEVV – Ano 2008). Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Cenecista de Vila Velha (FACEVV – 2010). Mestra (2020) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação em
Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Educimat/Ifes). Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem, desenvolvendo ações na área de práticas e formação de professores. Faz parte de um dos
núcleos da rede Gepape.

Dayane de Souza Gomes, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Prefeitura Municipal de Serra

Professora da Educação Infantil da rede municipal de Serra/ES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pelo programa Educimat/Ifes . Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem.  Membro da Unidade do Gepape: Santa Maria/Goiás/Vitória. Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática- Geem-ES.

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutora em Educação.

Professora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Vice líder do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica de Matemática.

Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica.

http://lattes.cnpq.br/3131702431327694

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Torezani, F. C. D., Gomes, D. de S., & Côco, D. (2020). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. VIDYA, 40(2), 127–146. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3375