MANIFESTOS REVERBERADOS EM UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA COM CRIANÇAS: ENCONTROS E RESISTÊNCIAS NA URGÊNCIA DE SEREM PERCEBIDOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3368

Resumen

Este texto compõe-se de algumas borbulhas ainda ativas da dissertação de mestrado intitulada “Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco...” (2019), em que tecemos algumas aproximações entre a Educação Matemática e crianças que frequentavam a pré-escola na Educação Infantil, produzindo, com elas, narrativas, em busca de diálogos com a infância e outros encontros. Aqui, traremos alguns estilhaços dessas narrativas, revisitando algumas manifestações da infância que nos convidam a ressignificar nossas práticas, teorias e vivências, enquanto adultos, professores, pesquisadores e Educação Matemática, propondo uma conversa em torno das reverberações e estranhamentos que surgem a partir desse movimento de pesquisa. Para além disso, sinalizamos algumas preocupações teóricas e metodológicas que têm permeado nossos estudos, como as perspectivas decoloniais, no anseio e na urgência de criar espaços e possibilidades de habitar escolas e pesquisas com crianças, sendo também habitadas por elas.

Biografía del autor/a

Vivian Nantes Muniz Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Luzia Aparecida de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática. Docente do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Nantes Muniz Franco, V., & de Souza, L. A. (2020). MANIFESTOS REVERBERADOS EM UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA COM CRIANÇAS: ENCONTROS E RESISTÊNCIAS NA URGÊNCIA DE SEREM PERCEBIDOS. VIDYA, 40(2), 475–493. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3368