UM PASSEIO PELA ESCOLA E A GEOMETRIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Simone Damm Zogaib Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3361

Resumen

Este texto é um convite para passear junto com as crianças por uma escola de Educação Infantil no município da Serra-ES. Decorre de uma pesquisa de doutorado sobre sentido espacial infantil com dezenove participantes entre 4 e 6 anos. Tem por objetivo refletir sobre uma geometria das crianças que emerge de suas falas e gestos enquanto passeiam pela escola. Apoia-se teoricamente em estudos da infância e da Educação Matemática. Utiliza um experimento de ensino como procedimento metodológico de pesquisa, ancorado em uma abordagem qualitativa de investigação. Conclui que emerge uma geometria das crianças a partir das interações delas entre si, com adultos, objetos e lugares no espaço escolar. Essa geometria infantil observa-se por meio de gestos e falas, que tornaram evidente suas habilidades de orientação espacial e visualização espacial, ou seja, seu sentido do espaço.

Biografía del autor/a

Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Zogaib, S. D. (2020). UM PASSEIO PELA ESCOLA E A GEOMETRIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. VIDYA, 40(2), 87–106. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3361