PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AÇÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO COM BEBÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3350

Resumen

Este trabalho discute o processo formativo docente com base na análise de ações, abrangendo localização e percepção do espaço em uma turma de Berçário II. As ações decorrem de um curso de extensão sobre geometria e movimentos lógico-históricos de seus conceitos, envolvendo licenciandas e professoras. Utiliza-se a abordagem teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino, atrelada à Teoria da Atividade. O processo formativo envolveu estudo do movimento lógico-histórico dos conceitos de localização e percepção espacial como conhecimentos importantes para o ensino de geometria. Conclui-se que a organização do ensino de geometria para a Educação Infantil deve primar pela geometria sensorial, considerando a atividade principal da criança, o brincar, o que pode ser desencadeado por meio de um movimento que promove o desenvolvimento das crianças e propicia aprendizagens ao professor. Identifica-se, ainda, a necessidade de discussões sobre estudo de conceitos geométricos para a organização do ensino de geometria na infância.

Biografía del autor/a

Sandra Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Vitória

Professora da Coordenadoria de Matemática do Ifes Campus Vitória -

Professora permanente do Programa de Pós Graducação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat

Doutora em Educação pela UFES

Pós-doutora pela UFSM

Andressa Wiedenhoft Marafiga, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela UFSM

Doutoranda em Educação pela UFSM

Professora da Educação infantil - prof. Municipal no Centro de Educação Infantil Casa da Criança

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Centro de Educação da UFSM

Doutora em Educação pela USP

 

 

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Silva, S. F. da, Marafiga, A. W., & Lopes, A. R. L. V. (2020). PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AÇÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO COM BEBÊS. VIDYA, 40(2), 107–126. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3350