AS POTENCIALIDADES LÚDICAS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3324

Resumen

O presente artigo objetiva compreender como professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental concebem a ludicidade, além de identificar o potencial lúdico nas estratégias pedagógicas estatísticas contempladas na sua prática docente. O percurso metodológico foi pautado pela abordagem qualitativa, valendo-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com sete professores. Estas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Durante as análises emergiram duas categorias temáticas, a saber: As compreensões de professores dos Anos Iniciais acerca da ludicidade e Vivências lúdicas nas atividades estatísticas. Os resultados e discussões descortinaram que as compreensões docentes acerca do lúdico distribuem-se em dois polos: stricto sensu, relacionado à materialidade do lúdico e latu sensu, compreendendo o lúdico como um fenômeno interno do sujeito. Outrossim, o estudo apreendeu que atividades que tornam o aluno ativo no seu processo de aprendizagem, a partir de construção de gráficos ou realização de pesquisas de forma coletiva, podem proporcionar vivências lúdicas aos alunos.

Biografía del autor/a

Thays Rodrigues Votto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências-FURG. Doutoranda em Educação em Ciências -FURG.

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Doutorado em Informática na Educação. 

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Votto, T. R., & Silva, M. P. M. da. (2020). AS POTENCIALIDADES LÚDICAS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 40(2), 439–458. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3324