CENÁRIOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS CEMEI
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323Resumen
O artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.Descargas
Publicado
2020-11-06
Cómo citar
Santos, F. A. dos, & Januario, G. (2020). CENÁRIOS DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS DOS CEMEI. VIDYA, 40(2), 43–63. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323