PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO 5º ANO: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3303

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas por professoras do 5º ano do Ensino Fundamental para ressignificar a aprendizagem da Matemática pelos estudantes desse ano de escolaridade, matriculados em uma escola pública municipal situada em São Francisco - MG. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da observação das aulas de Matemática e de entrevistas com as professoras dessa disciplina. Tomamos como ponto de partida a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2000) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (2000 a,b), nas quais o estudante é reconhecido como construtor de sua aprendizagem. Como resultados da pesquisa empreendida, apontamos que as atividades lúdicas, os jogos e a resolução de situações problemas contribuem para exercitar a autonomia do pensamento, bem como para articular a prática da sala de aula com o cotidiano dos estudantes, ressignificando a aprendizagem da Matemática.

Biografía del autor/a

Adailton Cardoso da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Kyrleys Pereira Vasconcelos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora da Diretoria de Educação a Distância/UFVJM.
Coordenadora do Curso de Pedagogia à distância
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais do Centro de Ciências Humanas/Unimontes
Área de atuação/pesquisa: Educação Matemática e Formação de Professores - UNIMONTES

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Silva, A. C. da, Vasconcelos, K. P., & Castro e Almeida, S. P. N. de. (2020). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO 5º ANO: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. VIDYA, 40(2), 261–278. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3303