CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores/as

  • Jaqueline Ritter Pereira
  • Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumen

Fazer uma retrospectiva histórica acerca de como os conhecimentos da ciência ganham legitimidade ao longo das gerações que nos antecederam é fundamental quando se quer discutir o ensino de Ciências no âmbito do conhecimento escolar. É função da Escola Básica, de seus educadores e da academia trazer à tona a problematização do conhecimento disciplinar que perpassa o ensino nas diferentes áreas do saber escolar, tomando-o como histórico e processual no seio de uma cultura local e global. Para tanto, identificamos as concepções de “Ciências” dos professores da Educação Básica para analisá-las à luz da Epistemologia Histórica, e assim contribuir para o conhecimento escolar, bem com o processo de formação desses profissionais em tempo de crise de paradigmas.

Publicado

2009-04-16

Cómo citar

Pereira, J. R., & de Araújo, M. C. P. (2009). CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA. VIDYA, 29(2), 14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/327

Número

Sección

Artigos