TEMÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE MATUPÁ, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3103Abstract
Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGECM/Unemat). O objetivo foi discutir sobre a experiência de formação continuada no ensino de Matemática para professores da Educação Infantil em Matupá, estado do Mato Grosso. Assim, perguntamos como a formação continuada pode contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil, especificamente para o ensino de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, nos moldes da pesquisa-ação discutida por Thiollent (2005), e adotou a perspectiva da análise interpretativa. Utilizou-se o recurso a questionários semiestruturados, com questões fechadas e abertas, registro de observação dos encontros formativos e relatórios de contribuição dos professores. A partir das análises, foi possível inferir que se faz necessário propiciar momentos de estudos e reflexões que possibilitem aos professores da Educação Infantil a compreensão acerca da importância de atividades desafiadoras.
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