MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ASSUNTOS EM ESTUDO E TRABALHOS A REALIZAR POR MEIO DOS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO
Resumen
Neste artigo analisamos aulas que envolveram Modelagem Matemática em duas disciplinas da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, focando nos indicadores conhecimentos/assuntos em estudo e trabalhos/atividades a realizar apresentados por Santos (2010). Para isso, caracterizamos excertos das aulas de Combinatória I e Geometria II - MAT (em que os licenciandos desenvolveram projetos de Modelagem Matemática) por meio dos conceitos de classificação e enquadramento (BERNSTEIN, 1998), após termos observado, gravado em vídeo e transcrito tais aulas. Em relação à Modelagem Matemática, alguns excertos contribuíram para observarmos a recontextualização (BERNSTEIN, 1998) entre a concepção de Barbosa (2001a), na qual as aulas foram baseadas, e o desenvolvimento dessas aulas. Observamos que houve discussões de cunho social e que a professora buscou relacionar conhecimentos e disciplinas, partilhou o controle com os licenciandos (que vivenciaram a Modelagem Matemática na posição de aprendizes), mas apresentou explicações com pormenor e ilustrações.Descargas
Publicado
2020-07-31
Cómo citar
Campos, A. C. F., & Sant’Ana, M. de F. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE ASSUNTOS EM ESTUDO E TRABALHOS A REALIZAR POR MEIO DOS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO. VIDYA, 40(1), 63–80. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3085
Número
Sección
Artigos