ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930)

Autores/as

  • Joana Kelly Souza dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

Resumen

Para este artigo foi traçado o objetivo de caracterizar as orientações para o professor que ensina geometria em artigos de exemplares da Revista de Ensino de Alagoas tomados como fontes de pesquisa para responder: quais as orientações para o professor que ensina geometria nas décadas de 1920 e 1930 postas na Revista de Ensino de Alagoas? De que modo elas são caracterizadas? A análise pauta-se em Valdemarin (2010) sobre Escola Nova e Hofstetter e Schneuwly (2017) sobre elementos do saber profissional do professor. A geometria é configurada primeiro com um caráter visual para instigar os sentidos das crianças tendo as medidas como fio condutor, pela materialização do ensino através de objetos. E segundo com a intenção de adotar a escola como uma miniatura da sociedade, educando para o trabalho, para a transição de casa para a escola, integrando as necessidades do aluno e do seu meio social, daí a geometria passa a ser conduzida pela educação das mãos a partir da construção de desenhos e trabalhos manuais. Estes são elementos que aqui foram tomados para uma caracterização de uma geometria escolanovista que ao longo das orientações é reconfigurada, deixando de ter um caráter visual, centrado no professor, e passa a ter um caráter mais prático, com a ação do aluno como um fio condutor nas orientações, fato que indica saberes geométricos próprios ao longo de sua construção no curso primário.

Biografía del autor/a

Joana Kelly Souza dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Gaduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, email: joanakelly.23@gmail.com

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, e-mail: mcelialeme@gmail.com

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

Santos, J. K. S. dos, & Silva, M. C. L. da. (2019). ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR GEOMETRIA NA REVISTA DE ENSINO DE ALAGOAS (1927-1930). VIDYA, 39(2), 363–380. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2864