FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS

Autores/as

  • Wesley Ferreira Nery Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender o que foi produzido nas últimas duas décadas a respeito da formação de professores nas Escolas Normais baianas, ressaltando aspectos da cultura escolar e dos saberes, dentre eles, os saberes matemáticos. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio da análise de oito dissertações de mestrado e três teses de doutorado localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de Programas de Pós-Graduação. As análises permitiram identificar que houve uma tendência expressiva, nos trabalhos encontrados, em problematizar a feminização do magistério primário como elemento da constituição da identidade profissional. Por outro lado, foi constatada uma lacuna de investigações a respeito dos saberes que faziam parte da formação dos professores, efetivados nas Escolas Normais baianas, sobretudo os saberes matemáticos.

Biografía del autor/a

Wesley Ferreira Nery, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  Professor da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Jacuípe-BA.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática.

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da CAPES na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Publicado

2019-11-26

Cómo citar

Nery, W. F., Gomes, L. P. S., & Santana da Silva, M. R. I. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: UMA LEITURA DE HISTÓRIAS A RESPEITO DA CULTURA ESCOLAR E DOS SABERES MATEMÁTICOS. VIDYA, 39(2), 415–428. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2852