AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Jaqueline de Morais Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa. Faculdade Sagrada Família,
  • Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumen

Este estudo objetivou analisar as contribuições da formação continuada em matemática do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Ponta Grossa. Para isso, buscou-se nas bases teóricas a compreensão do tema formação continuada em matemática de professores dos anos iniciais, com referência, principalmente, nos escritos de Nóvoa (1992, 2009), Sacristán e Goméz (1998), Serrazina (2010, 2012,) e Tardif (2012). Como metodologia, adotou-se a perspectiva estudo de caso. A pesquisa foi realizada com dezesseis professores alfabetizadores do município analisado. Os resultados demonstram contribuições significativas do PNAIC, identificadas no desenvolvimento de saberes disciplinares dos professores, bem como na compreensão de conceitos inerentes ao ensino da matemática no Ciclo de Alfabetização, assumidas nas práticas docentes. Além disso, mostraram também lacunas como fragilidade no acompanhamento do processo de planejar, o não envolvimento da escola em seu contexto meso e a desconsideração de outras variáveis que interferem diretamente no trabalho docente.

Biografía del autor/a

Jaqueline de Morais Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Faculdade Sagrada Família,

Doutora e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Licenciada em Pedagogia pela UEPG. Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade Sagrada Família.

AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO

Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Mestre em Tecnologia pela UFPR. Licenciada em Matemática pela UEPG. Professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Costa, J. de M., & Pinheiro, N. A. M. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO. VIDYA, 40(1), 81–97. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2829

Número

Sección

Artigos