REFLEXÕES MANIFESTADAS POR UMA PROFESSORA NO CASO MULTIMÍDIA “EXPLORANDO PERÍMETRO E ÁREA”
Resumen
Este estudo tem por objetivo discutir reflexões manifestadas pela professora protagonista do caso multimídia “Explorando Perímetro e Área”, a respeito do seu trabalho, antes e após duas aulas desenvolvidas na perspectiva do Ensino Exploratório, em um 5.º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada análise das ações da professora no caso multimídia e considerados os níveis de reflexão (técnica, deliberada e crítica) e os objetos de reflexão (self, prática e alunos), propostos por Muir e Beswick (2007). Os resultados apontam que a perspectiva de ensino adotada permitiu à professora alcançar o nível mais elevado de reflexão, especialmente após sua analise a respeito dos vídeos das aulas. Os poucos indícios de descrições técnicas em detrimento das reflexões deliberadas e críticas mostram que a perspectiva adotada, aliada ao uso de vídeos e ao caso multimídia, é potencial para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática.