UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA FRACTAL EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
Neste artigo, descrevem-se os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar se diferentes atividades de ensino permitem aos alunos compreenderem a existência da Geometria Fractal. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e interpretativa, envolvendo alunos da 1ª série do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Ponta Grossa (PR). A pesquisa orientou-se pela questão: Como introduzir os conceitos básicos de Geometria Fractal, por meio de diferentes atividades? A base teórica apoiou-se em documentos que orientam o ensino de Geometria e autores que indicam a inclusão do ensino de Geometria Fractal, para alunos da Educação Básica. Os dados foram coletados a partir da aplicação de uma oficina, na qual envolveu esta geometria. A pesquisa revelou a defasagem dos alunos, em relação à compreensão dos conceitos geométricos básicos, e também, que é possível ao professor abordar outras geometrias integradas no ensino, utilizando-se de atividades diferenciadas que possibilitem aos alunos uma participação ativa no processo de ensino e aprendizagem.Descargas
Publicado
2012-04-07
Cómo citar
do Nascimento, M., da Silva, S. de C. R., & Maciel, N. A. (2012). UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA FRACTAL EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. VIDYA, 32(2), 20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/277
Número
Sección
Artigos