JÁ-ENCONTRADOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: QUAIS IMPLICAÇÕES?
Abstract
Neste artigo teórico e qualitativo, temos como intenção discutir sobre os efeitos das experiências matemáticas dos indivíduos em suas aprendizagens atuais e/ou futuras. Sustentamos nossas discussões e considerações no quadro teórico dos Três Mundos da Matemática, de David Tall, e em trabalhos de autores que abordam essa temática, especialmente ao conceito de já-encontrado. Para tanto, apresentamos um mapeamento de pesquisas nacionais - teses e dissertações, a fim de trazer resultados empíricos evidenciados em investigações com estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior envolvendo já-encontrados e suas influências na aprendizagem de conceitos matemáticos. Nossas análises confirmam e evidenciam a importância de considerar e como lidar com experiências matemáticas anteriores, sobre já-encontrados colaboradores e dificultadores pertencentes e influenciadores no processo de aprendizagem da Matemática. A maneira que os estudantes lidam com seus já-encontrados pode acarretar em dificuldades ou sucesso no que se refere ao desenvolvimento do pensamento matemático.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









